sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Boas Noites, caros bloggeristas. Antes de mais, queria aqui desejar a todos vós as boas festas e desejar um bom ano, ou, melhor que 2013...

Avante, camaradas, que isto não é a minha vida... 

Entretanto, e há hora que estou a escrever, e com a minha verde idade, deveria estar a curtir numa discoteca, a beber umas jolas ou indo a um nível mais rebelde, fumar umas brocas...  Mas não, estou aqui sentado no sofá em família, e com o portátil (velhinho) a escrever, porque escrever, dá-me de certa forma, uma moca das fortes, daquelas tão fortes, que posso acordar na manhã seguinte, atordoado com tanta coisa que possa escrever e talvez arrepender-me do que escrevi...  A coisa boa é que, escrevendo virtualmente, e se acontecer o caso, de me arrepender do que escrevi, basta pressionar na cruz e voilá, "post" eliminado. 

Mas não quero estar aqui a pronunciar uma personagem  à "estilo" velho do Restelo, nada disso!

Depois, desta breve introdução, mais à estilo de desabafo, eis o que vou falar, ou melhor, escrever hoje.
Chegada ao Entroncamento, com a locomotiva titular  avariada

Presidencial ou comboio dos vip´s ?! Eis a questão.


Pois bem, é daquelas coisas que eu fiquei a pensar no dia em que sai de casa de madrugada, com apenas duas horas de sono, para tentar não perder pitada, da inauguração oficial do comboio Presidencial em Lisboa, mais concretamente, na estação de Lisboa Santa Apolónia, mas já lá vamos....


O comboio Presidencial ou o comboios dos vip´s, (ainda estou a tentar perceber o que é) serviu entre 1910 e 1970 mais coisa menos coisa, o chefe de estado e a sua comitiva para as suas deslocações em território Nacional. Um comboio "fino" não fosse ele, o comboio do «Presidente»...

Até aqui, tudo bem, era um comboio usado para aquilo, que na altura terá sido concebido. Passados 43 anos, o comboio está de volta à ribalta do panorama ferroviário, fazendo sonhar alguns, que um dia poderão embarcar e viajar algures nas linhas que ainda nos resta em Portugal.

Depois de uma profunda renovação a cargo da EMEF e do Museu Nacional Ferroviário, o comboio está pronto e preparado para levar "gentes", para receber eventos e outros cargos a nível turístico.

Close up da composição Presidencial 
Mas como Português que sou, isto tudo dito num termo muito poético e generoso, talvez não passe de uma escrita, só para desviar algumas atenções ou, para iludir algumas pessoas.

Será que alguém se lembra dos verdadeiros entusiastas? Porque não "combinar" um passeio onde juntasse entusiastas e simpatizantes do comboio, e que goste de viajar?

Porque não?! Isto claro, a uma quantia simbólica, talvez , uns 50 euros, seria um preço justo! Talvez...

Mas mais uma vez, cheira-me que este comboio está longe de vir parar às mãos de pessoas que verdadeiramente, respeitam o caminho de ferro, e que viajar num comboio destes, seria um objectivo de vida, e acho que as entidades responsáveis do comboio e do turismo, deveriam ter em conta "nós"!

Parece-me que é mais um comboio para as grandes empresas, para o senhor Doutor e senhora Doutra, ou o senhor Engenheiro ou senhora Engenheira andarem de "cú" tremido, quando muitos nem sabem o que é uma carruagem ou uma locomotiva, e uns quantos, nunca andaram de comboio e sempre o desprezaram, mas para estes, já há viagens de borla, e todos querem sair do escritório para irem viajar de comboio.

Epá, poupe-me só um bocadinho sff, só um bocadinho!

3 comentários:

  1. Pagar 50 euros para juntar entusiastas e outros malucos num comboio? Se a cerveja fosse de borla e tivesse comida era capaz de ser bom negocio mas por mais barato passo um bom bocado nas portas de Santo Antão.

    ResponderExcluir
  2. É a sua opinião e respeito! Em Portugal, entusiastas da ferrovia preferem andar "x" quilometros de carro atrás de ditos comboios para os fotografarem... Não há o gosto de viajar de comboio, infelizmente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há comboios de jeito pra andar nele..é o unico comboio de janela aberta que temos...lolol

      Excluir