segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Andamos definitivamente a brincar aos tGv´S !

Boas noites caros "Bloggers" e não só.

Um ano e praticamente um mês se passou depois do meu último "post" e quase nada mudou no nosso panorama ferroviário nacional, quer-se dizer, mudou qualquer coisinha mas para pior, claro!

O ramal de Cáceres acabou definitivamente com a sua exploração, até à data só já tinha mercadorias (pouco ou nada) e o único serviço de passageiros que tinha, era o saudoso «Lusitânia TrenHotel».

Também a linha do Leste ficou com o sabor amargo de perder de vez, o serviço Regional e actualmente, só por lá passa comboios de mercadorias e também esses, já vão sendo escassos.

Mas não foi só no Norte Alentejano que houve cortes severos, e a linha do Vouga ou do «Vouguinha» como é carinhosamente chamado, à pouco mais de um mês, viu uma parte do seu troço ser severamente "afrouxado" com restrições de velocidades que não lembram o diabo! Aqui mais uma vez, vai-se notando a olhos vistos, que a CP e Refer não remam para o mesmo lado, e teimam cada uma ir para seu lado. A CP justifica-se com o mesmo ditado do "Por motivos de segurança o troço entre y e w, terá num período de tempo restrições de velocidades" ou então " Por motivos de ordem técnica, os comboios x e y, serão suprimidos em todo o seu trajecto... E assim é óbvio que a CP venha para os média vincar, que por falta de procura, diminuirá drasticamente os seus serviços!

Se não há condições de segurança e por essa razão vai-se suprimindo horários, ou os poucos comboios que vão havendo demorem cerca de duas horas para fazer pouco mais de 30 quilómetros, é óbvio que os utentes tendem a procurar outros meios de transporte .

Acho que qualquer pessoa percebe este ponto de vista, e não é preciso ter o canudo de doutor, para ver e rever o problema que nos "assiste" a todos nós.

Adiante...
Também mais a norte, na Linha do Douro e Minho, as marchas suprimidas ou com atraso na chegada aos destinos, tornou-se um "habitué" dos utentes destas linhas. Tinha-se material obsoleto, muito antigo e portanto deitaram fora, automotoras que até aqui, lá faziam o seu trabalho mesmo com o peso dos anos em cima, mas que raramente se avariavam ou não chegavam ao seu destino, porque um dos elementos mecânicos não estava a fazer o seu trabalho e que por essa razão o comboio teria que resguardar na estação mais próxima e suprimir assim, mais uma marcha ! Mas é isto que acontece diariamente no Douro e Minho, com as "novas" automotoras apelidadas por "camelos" alugadas à congénere da CP, a Renfe.

Mais a Sul, no Oeste, era por vontade de muitos, acabar de vez com a exploração de serviço de passageiros acima das Caldas da Rainha até à Figueira da Foz, e apenas abrigar o serviço Regional entre a Capital e as Caldas Da Rainha. Depois de muita luta, pelos utentes, sindicatos, autarquias e afins, a CP continuou com a exploração, embora com alterações. De Lisboa para as Caldas, apenas efectua-se serviço Regional, acabando de vez com os Interregionais. Pelo menos, a oferta é maior, e os comboios partem sempre ao mesmo minuto, talvez mais fácil de se decorar para utentes mais idosos que são eles, que quase sempre usam este meio de transporte.

Agora, e ali para a margem sul do Tejo, fiquei descontente, não directamente por mim, mas por saber de amigos e não só, que actualmente, se querem rumar ao Algarve, já não podem contar com o serviço Intercidades na cidade de Setúbal e se o querem usufruir, terão que apanhar um suburbano (gastando mais uns trocos) e então, apanhar o dito "serviço rápido" ao Pinhal Novo  para depois então seguir rumo ao destino. Lembro-me de ouvir no noticiário, que a CP afirmou, que, com esta medida, poupava-se mais uns "minutinhos" indo pela nova variante de Alcácer, e que o comboio podia ter velocidades mais elevadas. Mas então, vamos todos preferir um comboio que na chegada ao destino se poupe uma coisa de dez minutos ou apanhar pessoal da cidade de Setúbal e Alcácer do Sal ?! Pronto, Alcácer, podia não ter muita procura, agora não podem fincar, que Setúbal não tinha gente, que não justificasse mais uns minutos perdidos na "apanha" destes passageiros.

Andamos definitivamente a brincar aos tGv´S !  




 

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