quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Velhos entusiastas...

"Senhores passageiros, o comboio Intercidades CP Longo Curso, procedente de, Guarda, com destino a, Lisboa Santa Apolónia com hora prevista para, as 15 horas e trinta minutos, circula com atraso de, quarente e cinco minutos, pedimos desculpas pelos danos causados"... 

Foi assim durante algum tempo, e muitas das pessoas que lá estavam não tiveram outra hipótese senão esperar pelo comboio que os levaria até aos seus destinos. Para um casal de idosos que lá estava, ansiavam pela chegada tardia do comboio intercidades proveniente da cidade mais alta de Portugal.

"Que terá acontecido?! Terá levado alguém pelo caminho?! Terá descarrilado?!" A esta hora já devia-mos estar a passar o Entroncamento..."

Os velhotes já se questionavam de  tudo e mais alguma coisa, e foi aqui, que conheci os ditos, metendo conversa com eles e explicando que a origem do atraso do comboio, se devia aos muitos "afrouxamentos" resultantes dos também variados descarrilamentos nos últimos meses na Beira Alta, e como consequência, na zona dos ditos, a passagem do comboio faz-se em baixíssima velocidade.

Ficaram mais descansados, e a conversa flui para outros assuntos... Soube que os senhores eram do Alentejo, mas que viviam em Lisboa há muitos anos, e que tinham parentes na localidade da Granja do Ulmeiro, motivo da viagem até aqui ( Alfarelos), soube também que o senhor percorreu entre 1970 e 1974, todas as linhas do nosso País!  Estava portanto, perante um outro entusiasta, mas talvez com mais sabedoria ferroviária, e com toda a certeza memórias da época do vapor...  Num último remate e poucos minutos da chegada, ansiosamente esperada, a senhora, diz-me..., "Chegava a casa com a cara toda borrada do carvão,andavam devagar, mas chegava a horas!"


Despedi-me dos senhores com carinho, e deseje-lhes uma boa viagem de regresso a Lisboa.   



Nenhum comentário:

Postar um comentário